sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Resumo do livro "A árvore", de Sophia de Mello Breyner Andresen

No Japão havia uma árvore muito grande, bela, com um tronco muito grosso, rugoso e estava naquela ilha há muitos anos.
As pessoas que viviam nessa ilha, sentavam-se debaixo dela à sombra e suspiravam o seu ar perfumado das folhas. Os japoneses têm muito respeito e amor pela natureza, tratam muito bem as árvores.
Com o passar do tempo, a árvore cresceu tanto que toda a ilha ficava à sombra, por causa dos troncos e das folhas serem muito grandes.
Todas as casas começaram a ficar húmidas e as pessoas a ficarem doentes, porque não apanhavam sol. Durante muitos anos tentaram resolver o problema, até que chegaram à conclusão de que tinham que cortar a árvore. As pessoas andavam tristes e choravam com pena de a cortar.
Aproveitaram os troncos para fazerem móveis, utensílios de cozinha e venderam para fazer barcos.
Deixaram alguns troncos secar e construíram uma grande barca, esculpiram-na e pintaram-na.
No dia que lançaram a barca ao mar, fizeram uma festa, enfeitaram as ruas com balões e houve fogo de vista. À medida que o tempo ía passando, as cerejeiras que plantaram no lugar da árvore, foram crescendo, embelezando a ilha e todos os anos faziam a festa da cerejeira em flor. Durante muitos anos a vida das pessoas correu muito bem, com muita alegria e com muita saudade da árvore.
Mais tarde, os marinheiros descobriram que a madeira das barcas estava a apodrecer toda e as pessoas andavam tristes e choravam. Tiveram que comprar madeira às outras ilhas para fazer novas barcas.
Aproveitaram o mastro da barca e fizeram uma guitarra japonesa para tocar e cantavam a musica da árvore antiga para nunca mais se esquecerem dela.

21 comentários:

  1. Muito bom! Podias continuar com outras histórias de Sophia de Mello Breyner?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. adorei é um bom exemplo para as crianças elas com esta historia podem aprender muito mais e a tratar muito bem da natureza.

    ResponderEliminar
  5. Ajudaste-me na apresentação de Português

    ResponderEliminar
  6. Muito Bom
    Ajudas-te me com trabalho de portugues

    ResponderEliminar